O artigo "Nativos Digitais, Imigrantes
Digitais" destaca as dificuldades enfrentadas pelos professores
considerados imigrantes digitais na aplicação de suas metodologias de ensino e
na forma de linguagem para as novas gerações de alunos, considerados nativos
digitais. O texto traz à tona a necessidade de novas metodologias de ensino e
da reinvenção do professor diante das transformações da era digital.
O
artigo também enfatiza a importância da liberdade de aprendizagem do aluno,
destacando que esta nova geração aprende de maneira diferente das gerações
passadas, e de forma muito mais rápida. Isso indica que o professor deve adotar
novas estratégias para trabalhar com esses educandos, buscando capturar sua
atenção. Nesse contraste, o autor destaca o exagero do conteudismo e o
seguimento rigoroso do passo a passo, que acabam fazendo com que o aluno não
preste a devida atenção às aulas, tornando-as tediosas, demoradas e
improdutivas.
Nesse
sentido, o professor deve desenvolver metodologias e estratégias junto aos
novos meios digitais, que fazem parte do mundo destes alunos, para que o
aprendizado tenha um sentido e seja mais significativo e prazeroso. Ao mesmo
tempo, o professor aprende e inova em seu método de ensino com as novas
ferramentas tecnológicas e com os próprios alunos ao seu redor.
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