sexta-feira, 11 de outubro de 2024

PONTO DE VISTA E ENTENDIMENTO DO ARTIGO: NATIVOS DIGITAIS, IMIGRANTES DIGITAIS - Luis Augusto Mourão Barros


  O artigo "Nativos Digitais, Imigrantes Digitais" destaca as dificuldades enfrentadas pelos professores considerados imigrantes digitais na aplicação de suas metodologias de ensino e na forma de linguagem para as novas gerações de alunos, considerados nativos digitais. O texto traz à tona a necessidade de novas metodologias de ensino e da reinvenção do professor diante das transformações da era digital.

O artigo também enfatiza a importância da liberdade de aprendizagem do aluno, destacando que esta nova geração aprende de maneira diferente das gerações passadas, e de forma muito mais rápida. Isso indica que o professor deve adotar novas estratégias para trabalhar com esses educandos, buscando capturar sua atenção. Nesse contraste, o autor destaca o exagero do conteudismo e o seguimento rigoroso do passo a passo, que acabam fazendo com que o aluno não preste a devida atenção às aulas, tornando-as tediosas, demoradas e improdutivas.

Nesse sentido, o professor deve desenvolver metodologias e estratégias junto aos novos meios digitais, que fazem parte do mundo destes alunos, para que o aprendizado tenha um sentido e seja mais significativo e prazeroso. Ao mesmo tempo, o professor aprende e inova em seu método de ensino com as novas ferramentas tecnológicas e com os próprios alunos ao seu redor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem". - Paulo Freire

DESPEDIDA DOS ACADÊMICOS FEST 2021.1