sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Resumo do filme "E seu nome é Jonas" - Bianca Oliveira

 No filme “E seu nome é Jonas” inicialmente é retratado que os pais do menino deixam levar seu próprio filho para um hospital , no qual ele passa a ter um diagnóstico errado como deficiência intelectual, justamente por ele não ter a interação como as demais crianças. Infelizmente, devido a época seus pais acreditavam demais na medicina e que aquela atitude seria o melhor para ele, mas só mais tarde que eles descobrem que Jonas é uma pessoa surda e que o tal diagnóstico de deficiência intelectual está errado. Após essa reviravolta, eles começam a mudar a forma que eles abordam a aprendizagem de Jonas.

Ao decorrer do filme, nota-se que os parentes, amigos e vizinhos de Jonas acreditam que o mesmo seja realmente um deficiente mental devido seu diagnóstico errado. Uma vez que, essa percepção errada sobre ele passa a aumentar devido a falta de informação e comunicação sobre sua verdadeira deficiência que é a surdez.

Como já citei acima, a falta de informação e comunicação sobre a surdez faz com que todos ao redor de Jonas, incluindo seus pais, não entendam de fato como a surdez pode afetar a comunicação e o comportamento do garoto em relação a interação com os demais. Com isso, Jonas sofre uma série de preconceitos e julgamentos no qual ele não consegue se defender pois naquele momento ele estava incapaz de se comunicar.

Ao longo dos anos, Jonas sentia-se cada vez mais excluído, enquanto sua mãe, enfrentando uma crise constante no casamento, percebe a necessidade de aprender Libras. Isso acontece após testemunhar um casal se comunicando em linguagem de sinais com seu filho. Quando ela passa a ter o primeiro contato com outra pessoas com a mesma deficiência de filho, ela começa a compreender as verdadeiras dificuldades de Jonas em se comunicar.

Logo, a sua decisão de aprender a linguagem de sinais faz com que no filme haja uma reviravolta muito importante. E essa decisão vem sendo retratada ao decorrer do filme, onde o enfoque principal é mostrar a determinação da mãe em entender, acolher e a apoiar o próprio filho, que por muitos anos foi mal visto pela sociedade.

No filme também é mostrado que nem todos estão de fato preparados para lidar com uma pessoa surda. Irei usar como exemplo a relação de Jonas com o pai. O pai desde o início sempre se mostrou uma pessoa preconceituosa e frustrada, infelizmente suas atitudes só faziam com que a sua relação de pai e filho fosse afetada. A dificuldade que o pai sofria ao tentar se comunicar com Jonas sobrecarregava toda a estrutura familiar, com isso, ele não aguentou a “pressão” , então, ele abandona a esposa juntamente com seus dois e únicos filhos, e essa atitude só mostra que se realmente não houver paciência e compreensão de ambas as partes uma família inteira é afetada.

No filme também é mostrado que Jonas passa a entender os significados dos sinais por meio visual, mas especificamente quando a sua mãe começa a aprender a linguagem de sinais para poder se comunicar com ele. A forma que Jonas começa a compreender é de extrema importância para a comunicação entre pessoas surdas, pois mesmo com a ausência de audição, um dos sentidos se torna mais apurado e esse sentido retratado no filme é justamente o visual que ajuda na interpretação dos sinais.

Quando Jonas passa a conviver com outras pessoas com a mesma condição que ele, a utilização da linguagem de sinais desperta no menino a curiosidade por tudo aquilo que ele não sabia, assim, ele passa a se conectar realmente com o mundo e principalmente com sua mãe e isso traz um novo significado para o filme, que é a importância de aceitar que a surdez era apenas uma parte da identidade de Jonas e que isso não iria atrapalhar todo o seu futuro.

Sendo assim, o que pude filtrar sobre a mensagem do filme é que, as pessoas surdas diariamente enfrentam desafios e esses desafios por muita das vezes se iniciam dentro de casa, justamente pela falta de informação da família. Outro ponto importante é que uma criança surda precisa ver adultos surdos como exemplos de sucesso e determinação. Essa interação é fundamental, pois ao perceber que pessoas surdas podem e devem participar ativamente da sociedade, elas são inspiradas a contribuir em todos os aspectos de suas vidas.

No entanto, no filme é possível notar tanto as vantagens e desvantagens da vida de Jonas. Umas dessas vantagens mostram sobre a importância de que um diagnóstico correto pode influenciar em toda uma história, a importância da dedicação e esforço da família, mas especificamente ( mãe de Jonas) na aprendizagem da linguagem de sinais e o reforço visual para a sua aprendizagem.

Portanto, os pontos negativos ou as desvantagens visíveis no filme foi o diagnóstico errado de Jonas, que de fato influenciou demais na sua relação com todos ao seu redor, a falta de informação e empatia das pessoas e a ausência de educação adequada só trouxeram mais dificuldades para a aprendizagem e inclusão de Jonas na sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

" A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem". - Paulo Freire

DESPEDIDA DOS ACADÊMICOS FEST 2021.1