Na aula 23/08/2024 na disciplina de
tecnologia e educação a professora nos trouxe um artigo chamado nativos
digitais e imigrantes digitais, no qual a nossa turma discutiu pontos de vista
acerca desse artigo.
O texto inicia falando sobre como os
alunos têm mudado radicalmente, em aspectos como gírias, roupas e estilos.
Segundo o artigo, os alunos de hoje representam as primeiras gerações que
cresceram com esta nova tecnologia. Por utilizarem a tecnologia com frequência,
esses alunos processam as informações de forma bem diferente das gerações
anteriores. Assim, o texto nos traz a seguinte indagação: “Como deveríamos
chamar estes novos alunos de hoje?” Seriam “Nativos Digitais”? Aqueles que
falam a língua digital, dos computadores, video games e internet.
Mas, e aqueles que não nasceram no mundo
digital, mas por algum motivo ou em alguma época utilizam aspectos da nova
tecnologia? Como devem ser chamados? Segundo o texto, eles são os “Imigrantes
Digitais”. O que distingue os nativos digitais dos imigrantes digitais é a
utilização da tecnologia. Os imigrantes se mantêm limitados ao acesso, o que
pode ser identificado como um tipo de “sotaque do imigrante digital”,
perceptível, como o acesso à internet para obter informações, a impressão de
documentos no computador para editá-los, ao invés de editá-los diretamente na
tela.
Por outro lado, os nativos digitais
desfrutam de todas as possibilidades de acesso à tecnologia, extraindo o máximo
possível de conhecimento e ferramentas disponíveis, tanto para estudos quanto
para diversão. O grande “x” da questão colocado no artigo é voltado para o uso
ou não uso da tecnologia no meio educacional, o que gera desafios para muitos
professores, principalmente para aqueles que se incluem nos denominados
“imigrantes digitais”, pois seus métodos de ensino ainda enraizados no passado
dificultam a aprendizagem. Isso ocorre visto que os alunos de hoje, nativos
digitais, optam por informações mais rápidas e atividades como gráficos, jogos
digitais, entre outros.
Segundo Marc Prensky, os professores devem
ser atualizados e o primeiro passo seria aprender a ser um nativo digital,
para, em seguida, ensinar como um, adaptando seus métodos para algo mais ágil,
usando a tecnologia a seu favor e a favor do aluno, tornando a aula
interessante e atrativa. Por fim, Marc também sugere que a própria educação
passe por uma reformulação metodológica, propondo que os professores se
reinventem nessa nova era contemporânea e tecnológica, integrando ao ensino
jogos digitais e outras ferramentas que reverberem na aprendizagem dos
estudantes de hoje.
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