segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Nativos Digitais, Imigrantes Digitais- Por Marc Prensky- Acadêmica Wêndila Morais

 

A partir do artigo de Marc Prensky (2001), entendi que ele trata da diferença significativa entre as gerações que cresceram imersas em tecnologia, os "nativos digitais", e aquelas que adotaram a tecnologia posteriormente, os "imigrantes digitais". O autor observa que essa diferença afeta profundamente a educação, pois os nativos digitais pensam de maneira rápida, multitarefada e hipertextual, enquanto muitos professores ainda usam métodos tradicionais de ensino, muitas vezes incompatíveis com o estilo de aprendizagem dos alunos atuais.

Desse modo, essa discrepância cria desafios na sala de aula, onde os professores, com seu "sotaque" pré-digital, têm dificuldade em se adaptar às novas formas de pensar e aprender. Ele defende que os educadores precisam integrar mais tecnologia, jogos e interatividade nas suas práticas pedagógicas para se conectar melhor com os estudantes.

Portanto, propõe-se que os educadores abracem as tecnologias e as incorporem ao processo de ensino, utilizando jogos, simulações e outros recursos digitais. Para ensinar de forma eficaz, é necessário que os professores integrem tanto o conteúdo tradicional quanto o digital de maneiras que façam sentido para a geração atual. Assim, o sistema educacional poderá evoluir e se adaptar às necessidades de um mundo cada vez mais digital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

" A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem". - Paulo Freire

DESPEDIDA DOS ACADÊMICOS FEST 2021.1