A partir do artigo de Marc Prensky (2001),
entendi que ele trata da diferença significativa entre as gerações que
cresceram imersas em tecnologia, os "nativos digitais", e aquelas que
adotaram a tecnologia posteriormente, os "imigrantes digitais". O
autor observa que essa diferença afeta profundamente a educação, pois os
nativos digitais pensam de maneira rápida, multitarefada e hipertextual,
enquanto muitos professores ainda usam métodos tradicionais de ensino, muitas
vezes incompatíveis com o estilo de aprendizagem dos alunos atuais.
Desse modo, essa discrepância cria
desafios na sala de aula, onde os professores, com seu "sotaque"
pré-digital, têm dificuldade em se adaptar às novas formas de pensar e
aprender. Ele defende que os educadores precisam integrar mais tecnologia,
jogos e interatividade nas suas práticas pedagógicas para se conectar melhor
com os estudantes.
Portanto, propõe-se que os educadores
abracem as tecnologias e as incorporem ao processo de ensino, utilizando jogos,
simulações e outros recursos digitais. Para ensinar de forma eficaz, é
necessário que os professores integrem tanto o conteúdo tradicional quanto o
digital de maneiras que façam sentido para a geração atual. Assim, o sistema
educacional poderá evoluir e se adaptar às necessidades de um mundo cada vez
mais digital.
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